sexta-feira, 28 de novembro de 2014

EXPERIÊNCIA CIÊNCIAS

Ao introduzir o conteúdo "As plantas" fizemos o seguinte experimento:



Experiência: bonequinho que cresce o cabelo

Materiais:
Garrafa pet 2L
Terra fértil
Alpiste
Retalhos de papel

Como fazer:
Peça para um adulto recortar a garrafa pet e fazer pequenos furos no fundo.
Utilize retalhos de papel para fazer os olhos, nariz, boca, etc. e decore a garrafa pet (já cortada), formando o rostinho.
Coloque terra até quase encher o pote. Semeie o alpiste e coloque um pouquinho mais de terra por cima.
Regue moderadamente todos os dias. Aguarde o crescimento do “cabelo” do seu bonequinho.

Após o plantio, cada criança observava regularmente o seu experimento e registrava numa tabela, através de desenho, como ele estava. 

Após alguns dias, os alunos levaram o seu bonequinho "cabeludo" para casa. Foi uma atividade prazerosa e produtiva.





















sexta-feira, 21 de novembro de 2014

APRESENTAÇÃO GABRIEL RODRIGUES

HISTÓRIA: MARTA A LAGARTA

AUTOR(A): VERÔNICA PODESTA
RECONTO FEITO POR: GABRIEL RODRIGUES DE LIMA SILVA

ENCERRAMOS AS APRESENTAÇÕES DO PROJETO COM CHAVE DE OURO! PARABÉNS GAROTO!












APRESENTAÇÃO SARAH RIBEIRO

HISTÓRIA: A ARCA DE NOÉ

RECONTO FEITO POR: SARAH RIBEIRO DE FREITAS

PARABÉNS GATINHA, PELO RECONTO DESSA LINDA HISTÓRIA!










sábado, 8 de novembro de 2014

A LARANJA COLORIDA

Contei para a turma a história “A laranja colorida” de Ronaldo Simões Coelho. A referida história apresenta “O jogo do carocinho”, que consiste em um problema de adição, o qual os alunos representaram utilizando material concreto (os lápis da bolsinha).   
Em seguida eles registraram a história no caderno e ilustraram a parte que mais gostaram.
Depois organizei os alunos em dupla e entreguei uma laranja para cada dupla. Dividi a laranja em partes iguais e aproveitei para trabalhar o conceito de metade e a ideia da divisão.
Cada um chupou a metade da sua laranja e guardou as sementes (os carocinhos) que encontrou. Aproveitamos e conversamos sobre a importância da alimentação saudável.
Solicitei que contassem suas sementes e criamos várias situações problemas como quem tem mais, quem tem menos, quanto a mais, quanto a menos, de quanto eu preciso para ficar com a mesma quantidade do colega, quantas sementes são no total, entre outras.
Por fim, entreguei a cada aluno uma folha com o problema abaixo e o mesmo deveria completá-lo de acordo com as sementes da sua laranja e da sua dupla e resolvê-lo logo em seguida:

“No jogo do carocinho, ________________________ tem ________ carocinho(s) e ___________________________ tem ________ carocinho(s). Quantos carocinhos os dois têm juntos?”

A maioria dos alunos da sala resolveu o problema utilizando o cálculo mental. Solicitei que registrassem através de desenho e escrevessem a resposta por extenso.
A atividade foi prazerosa e muito produtiva!!!